4 de mai. de 2007

Augusto dos Anjos


Augusto Carvalho Rodrigues dos Anjos nasceu em 28 de abril de 1884 no Engenho Pau D'arco, localizado na Vila do Espírito Santo, Paraíba, onde morou até os 24 anos, quando a propriedade teve que ser vendida para o pagamento de dívidas.
Em 1903 matriculou-se na Faculdade de Direito de Recife, formando-se bacharel quatro anos depois. Apesar da formação acadêmica, preferiu exercer as funções de professor no Liceu Paraibano.
Em 1910 casou-se e mudou-se para o Rio de Janeiro, onde continuou lecionando. Dois anos depois publicou o livro de poesias "Eu", que causou enorme polêmica devido a sua linguagem "malcriada", se comparada às obras Parnasianos do mesmo período.
Em 1914 transferiu-se para o Estado de Minas Gerais, onde assumiu a direção de um grupo escolar na cidade de Leopoldina.
Ainda nesse ano apanhou uma forte gripe, que o levou a morte a 12 de novembro de 1914. Augusto dos Anjos obteve muita popularidade graças a sua linguagem, que era, ao mesmo tempo elaborada e incrivelmente vulgar.
Além disso, o pessimismo e as incertezas perante um novo mundo que surgia foram fatores determinantes para que o autor atingisse altos índices de popularidade.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...