29 de jun. de 2007

Fases da sexualidade humana


O inconsciente, diz Freud, não é o subconsciente. Este é aquele grau da consciência como consciência passiva e consciência vivida não-reflexiva, podendo tomar-se plenamente consciente. O inconsciente, ao contrário, jamais será consciente diretamente, podendo ser captado apenas indiretamente e por meio de técnicas especiais de interpretação desenvolvidas pela psicanálise.

Freud descobriu três fases da sexualidade humana que se diferenciam pelos órgãos que sentira prazer e pelos objetos ou seres que dão prazer. Essas fases se desenvolvera entre os primeiros meses de vida e os 5 ou 6 anos, ligadas ao desenvolvimento do Id:

Fase oral, ou fase da libido oral, ou hedonismo bucal
Quando o desejo e o prazer localizam-se primordialmente na boca e na ingestão de alimentos e o seio materno, a mamadeira, a chupeta, os dedos são objetos do prazer;

Fase anal, ou fase da libido ou hedonismo anal
Quando o desejo e o prazer localizara-se primordialmente nas exercesse e as fezes, brincar com massas e com tintas, amassar barro ou argila, comer coisas cremosas, sujar-se são os objetos do prazer;

Fase genital ou fase fálica, ou fase da libido ou hedonismo genital
Quando o desejo e o prazer localizara-se primordialmente nos órgãos genitais e nas partes do corpo que excitam tais órgãos.
Nessa fase, para os meninos, a mãe é o objeto do desejo e do prazer; para as meninas, o pai.
picture by Teodoru Badiu

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...