6 de fev. de 2012

Os principais objetivos da Psicoterapia

Algumas vezes, ao passar em frente ao consultório de psicologia, você pode ter se feitas perguntas: para que ou por que as pessoas vão ao psicólogo? qual (is) a(s) razão (ões) leva(m) essas pessoas a recorrerem ao atendimento psicológico? será que o acompanhamento psicológico dá mesmo resultado? será que estou também precisando da ajuda deste profissional?

Em virtude de tantas dúvidas e/ou curiosidades despertadas em torno da Psicologia ou da Psicoterapia , relataremos resumidamente as possíveis razões que estão levando as pessoas a buscarem um atendimento psicológico e os seus principais objetivos. Cada vez mais vivemos numa sociedade capitalista / consumista e que incentiva abusivamente o individualismo e a competitividade, tornando o ser humano vítima , muitas vezes, passiva disso tudo. 

Em conseqüência , ele sente-se confuso, isolado, vazio, dividido, angustiado, vivenciando constantes crises existenciais. Vive, na maioria das vezes, sem tempo para parar e pensar, sem poder aproximar-se da NATUREZA ou de uma outra forma de relaxamento, ocasionando distúrbios psicossomáticos (doenças emocionais que se refletem fisicamente no organismo) ou distúrbios psicológicos propriamente ditos. Diante de todos esses fatores podemos apresentar a Psicologia e sua prática, a Psicoterapia, como uma oportunidade na qual o ser humano é levado a PARAR e PENSAR!!! Procurar compreender seu(s) comportamento(s), suas emoções, seus sentimentos e seus próprios pensamentos, visando uma melhoria na sua convivência consigo mesmo e com os demais.

Se pudéssemos descrever a Psicoterapia numa frase, assim o faríamos, dizendo: psicoterapia é o compartilhamento de emoções, sentimentos, fantasias e seu efeito terapêutico está no fato do ser humano precisar tanto partilhar o seu interior com alguém como necessita de ar para respirar.
O ser humano precisa do contato com outros seres humanos, precisa nesse contato ouvir e ser ouvido. Compartilhar é deseletrificar as emoções, e perceber que possuímos sentimentos, dúvidas e medos semelhantes, pois somos todos iguais em essência.

Desta forma, quando compartilhamos com alguém, e principalmente com um profissional qualificado, que estuda para tornar-se um ouvinte competente, ficamos imensamente mais aliviados.

A Psicoterapia é uma escuta enriquecedora porque não está impregnada de julgamentos, preconceitos ou mesmo incompreensões. Ela procura resgatar em cada ser humano, o ser único e singular que existe dentro dele mesmo, procura ajudá-lo a desenvolver suas infinitas potencialidades para torná-lo mais criativo, livre, confiante na busca contínua do(s) caminho(s) que levem-no a tão sonhada PAZ e conseqüente FELICIDADE. Pois, segundo o que acreditamos, esta se constituí o objetivo maior de todos os seres humanos.

Fátima Marques - CRP 11/01206
www.facebook.com/fatima.marques
(85) 9115 2412  I  (85) 8820 1024

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...